Burckhardt

"Agora eu sei que jamais poderei ser verdadeiramente feliz de novo longe de Roma", suas ruas, seus jardins - uma cidade onde, por um lado "não há o menor sinal de indústrias" e, por outro, "o lazer fez com que a polidez florescesse feito uma arte."



(Lamento do suiço Jacob Burckhardt em 1846 quando abandonou a cidade itálica. Tornou-se célebre com "A Cultura no Renascimento na Itália" em 1860.)



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Apologia da História

O título deste blog faz referência à obra do historiador francês Marc Bloch (1886-1944) produzida nos últimos dias que antecederam ao seu fuzilamento em 16 de junho de 1944 por integrar a resistência francesa frente à ocupação alemã no contexto da II Guerra Mundial. Marc Bloch não conseguira chegar até o fim de seu texto, temos a Apologia da História ou Ofício de Historiador como uma obra inacabada, escrita na adversidade de uma situação de guerra na qual o próprio autor lamenta a inacessibilidade a seus livros. Assim mesmo, temos neste manual uma obra-prima do pensamento metodológico no campo da historiografia e uma síntese do pensamento historiográfico que norteou a primeira geração da revista Annales fundada por Bloch e Lucien Febvre em 1929. Revista essa que valorizou uma nova forma de pensar o passado ao estudar a História dos homens no tempo, propunha ver sociedade em conjunto a despeito da análise das grandes personalidades e, sobretudo, valorizar todas as ações sociais no conhecimento histórico, bem como se valer de todas as formas possíveis de documentação e vestígios para reconstituir essa trajetória humana no tempo, respeitando as singularidades de culturas e tempos diferentes, mas sempre colocando o historiador como o ogro atrás de carne humana nos vestígios do passado, incitando o mesmo a ser inquisitor frente à fonte que estuda, interrogá-la, explorá-la a fim de reconstituir o passado que ela oferece.
Nomear este blog com o título da obra de Bloch visa justamente nortear o campo das discussões que aqui poderão ser desenvolvidas. Ou seja, busca-se fazer deste espaço um campo de reflexões da escrita da História, bem como de discussão das várias obras, teorias, historiadores e demais temáticas que rondam o campo do historiador no Brasil e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário